Como proteger seu filho do vírus da bronquiolite?

BP_ - Dra. Juliana Satin​ - Medicina humanizada e acolhedora

Chegou uma das épocas mais desafiadoras do ano, mas a boa notícia é que existem soluções para a proteção das crianças contra o vírus da bronquiolite. Confira!

Estamos em março e, com ele, chega o outono, uma época do ano muito temida pelos papais e pelas mamães. Isso porque é neste período que aumenta o número de casos de infecções do trato respiratório, e a bronquiolite está na lista, com maior incidência tanto nos consultórios médicos, como também nas emergências dos hospitais. Os sintomas incluem: corrimento nasal, febre e tosse e sibilo, que podem evoluir para uma infecção grave.

Mas o que poucos sabem é que existem dois caminhos para que os impactos do vírus sincicial respiratório (VSR) sejam diminuídos durante esta época e que podem ajudar a preservar a saúde do seu filho. Vamos entender melhor sobre isso?

A imunoglobulina palivizumabe tem indicações específicas 

O palivizumabe não é uma vacina, mas uma imunoglobulina que contém anticorpos que induzem a imunização passiva, capaz de conferir proteção contra o vírus da bronquiolite, tanto para infecções das vias aéreas superiores, como para infecções nas vias inferiores, como bronquiolite e pneumonia. Este soro é indicado para:

  • Recém-nascidos com menos de 29 semanas de idade gestacional no primeiro ano de vida;
  • Bebês nascidos entre 29 e 32 semanas, até o sexto mês;
  • Portadores de doenças cardíacas e pulmonares nos dois primeiros anos de vida, independentemente da idade gestacional.

Vale lembrar que a imunoglobulina está disponível gratuitamente para bebês prematuros até 28 semanas gestacionais, no primeiro ano de vida, e também, para bebês com displasia broncopulmonar ou cardiopatia congênita, independentemente da idade gestacional. Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu a palivizumabe gratuitamente nos serviços particulares, com o reembolso dos planos de saúde quando os bebês apresentarem as mesmas descrições citadas acima.

A grande novidade do ano: o nirsevimabe 

Essa é a novidade que todo pediatra está comemorando neste exato momento (inclusive eu). O nirsevimabe é um imunizante que chegou neste mês ao Brasil. Ele foi desenvolvido para prevenir infecções respiratórias graves causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite e até mesmo pneumonias consideráveis em menores de 2 anos de idade. 

Diferentemente das vacinas tradicionais, o nirsevimabe já funciona como uma proteção pronta, ou seja, garante uma proteção imediata contra o vírus com esquema de dose única, o que já mantém o bebê resguardado durante toda essa época do outono. 

Mas, atenção, aqui vão algumas informações importantes:

  • Por enquanto, o nirsevimabe só estará disponível nas redes particulares de saúde;
  • Todos os bebês prematuros, independentemente do plano de saúde, poderão ter o direito ao imunizante de forma gratuita nas redes particulares, basta ter o pedido médico.

Vamos proteger seu filho contra o vírus sincicial respiratório?

A prevenção sempre será o melhor caminho quando falamos da saúde das crianças, não é mesmo? Marque uma consulta para iniciarmos o acompanhamento adequado para que seu filho não sofra com os impasses desta época do ano e para que possamos protegê-lo da bronquiolite e de suas complicações. 

Estou à disposição! 

Dra. Juliana Satin de Oliveira

Médica: CRM 52-92179-3